Escritores têm até o dia 29 deste mês para se inscrever no Prêmio São Paulo de Literatura 2013, que a partir desta edição passa a conceder, ao invés de dois prêmios, três: um de R$ 200 mil para o autor do melhor romance do ano e dois de R$ 100 mil para os autores estreantes no gênero romance, sendo um para escritor com até 40 anos de idade e outro para escritor com mais de 40.
O prêmio, que está em sua sexta edição, contempla livros de ficção no gênero romance, escritos originalmente em lÃngua portuguesa, com primeira edição mundial no Brasil e cuja comercialização da primeira edição tenha ocorrido no ano de 2012.
No ano passado, foram agraciados Bartolomeu Campos de Queirós, in memoriam, com Vermelho amargo (Melhor Livro do Ano) e Suzana Montoro, com Os hungareses (Autor Estreante).
Os autores inscritos na categoria Melhor Livro do Ano podem ter publicado romances anteriormente. Já na categoria Melhor Livro do Ano – Autor Estreante, os escritores podem ter outras obras publicadas, desde que o livro inscrito seja o seu primeiro no gênero romance.