🔓 IMS promove 10ª edição do Dia D, em homenagem a Drummond

No dia 31, data do aniversário de Carlos Drummond de Andrade, site disponibiliza curso ministrado por José Miguel Wisnik e dois filmes sobre o poeta
Aulas e filmes celebram a obra de Carlos Drummond de Andrade
27/10/2020

(27/10/20)

Desde 2011, o Instituto Moreira Salles (IMS) promove o Dia D – Dia Drummond, uma homenagem ao  poeta Carlos Drummond de Andrade, que nasceu em 31 de outubro de 1902. Trata-se de uma programação especial realizada no dia do aniversário do escritor. A edição deste ano terá uma programação gratuita inteiramente no site do IMS.

A partir de seu ensaio A maquinação do mundo, José Miguel Wisnik, ensaísta, músico e professor, apresenta em três aulas gratuitas a presença de Itabira nos poemas e textos memorialísticos de Drummond.

Ilustrado com imagens e reproduções de poemas, o curso não se propõe a ser apenas uma verificação esquemática das correspondências entre o texto poético e os fatos históricos. Todo o conteúdo estará disponível no site diadrummond.com.br.

Lançados pelo IMS em DVD em 2012 e 2014, respectivamente, os filmes Consideração do poema e Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade também serão disponibilizados gratuitamente no site.

Com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e fotografia de Walter Carvalho, Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade reúne quatro importantes escritores contemporâneos: Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto. O primeiro faz as vezes de narrador, contando fatos marcantes da vida de Drummond, enquanto os outros pontuam a cronologia com leituras de poemas, trechos de cartas, diários, crônicas e ensaios críticos.

Consideração do poema reúne leituras de poemas de Drummond realizadas por poetas, escritores, compositores, atores, intelectuais e outras figuras públicas. Entre elas: Fernanda Torres, Jorge Mautner, Milton Hatoum, Laerte, Drica Moraes, Caetano Veloso, Nuno Ramos e Chico Buarque. A direção é de Eucanaã Ferraz, Flávio Moura e Gustavo Rosa de Moura, e a  fotografia de Alexandre Wahrhaftig.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho