🔓 Ilustrador Roger Mello concorre ao prêmio sueco ALMA

Criada em 2002 pelo Conselho de Artes da Suécia, premiação reconhece a excelência do trabalho de autores, ilustradores e contadores de histórias
O ilustrador Roger Mello, que concorre ao prêmio ALMA 2022
22/10/2021

O ilustrador brasileiro Roger Mello foi indicado para concorrer ao Astrid Lindgren Memorial Award (Prêmio ALMA). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (21). O vencedor será conhecido no dia 22 de março de 2022, em cerimônia a ser realizada em Estocolmo, capital da Suécia. No total, são 282 nomes de 71 países ao redor do globo.

O ALMA foi criado em 2002 pelo Conselho de Artes da Suécia, a fim de reconhecer a excelência do trabalho de autores, ilustradores, contadores de histórias e projetos literários.

Esta é a sétima vez que Roger concorre ao Prêmio ALMA e, como tem acontecido nos últimos anos, a indicação não é feita por nenhuma instituição brasileira. Trata-se do reconhecimento e prestígio internacional que o ilustrador tem ganhado ao longo de sua trajetória.

“Tenho muita admiração pelo trabalho dos indicados e daqueles que já receberam esse Prêmio. São pessoas de diferentes partes do globo, com um olhar filosófico sobre a escrita e a ilustração. Esse Prêmio é importantíssimo, pois reconhece artistas e promotores da leitura, ao levar o livro para lugares distintos”, disse o autor, em nota.

Ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen em 2014, considerado o Nobel da Literatura Infantil, Roger Mello tem mais de 100 títulos publicados (22 dos quais ele também escreveu), 10 prêmios Jabuti e exposições internacionais em países como Peru, México, Rússia, Itália, Alemanha, China e Japão. Mello tornou-se “Hors Concours” do Prêmio FNLIJ por ganhar inúmeras vezes.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho