O ilustrador brasileiro Roger Mello foi indicado para concorrer ao Astrid Lindgren Memorial Award (Prêmio ALMA). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (21). O vencedor será conhecido no dia 22 de março de 2022, em cerimônia a ser realizada em Estocolmo, capital da Suécia. No total, são 282 nomes de 71 países ao redor do globo.
O ALMA foi criado em 2002 pelo Conselho de Artes da Suécia, a fim de reconhecer a excelência do trabalho de autores, ilustradores, contadores de histórias e projetos literários.
Esta é a sétima vez que Roger concorre ao Prêmio ALMA e, como tem acontecido nos últimos anos, a indicação não é feita por nenhuma instituição brasileira. Trata-se do reconhecimento e prestígio internacional que o ilustrador tem ganhado ao longo de sua trajetória.
“Tenho muita admiração pelo trabalho dos indicados e daqueles que já receberam esse Prêmio. São pessoas de diferentes partes do globo, com um olhar filosófico sobre a escrita e a ilustração. Esse Prêmio é importantíssimo, pois reconhece artistas e promotores da leitura, ao levar o livro para lugares distintos”, disse o autor, em nota.
Ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen em 2014, considerado o Nobel da Literatura Infantil, Roger Mello tem mais de 100 títulos publicados (22 dos quais ele também escreveu), 10 prêmios Jabuti e exposições internacionais em países como Peru, México, Rússia, Itália, Alemanha, China e Japão. Mello tornou-se “Hors Concours” do Prêmio FNLIJ por ganhar inúmeras vezes.