🔓 HQ de Aline Daka celebra a transgressão feminina

“Mulheres caídas”, lançada pela Skript, reúne figuras rebeldes que foram fundamentais para a trajetória artística da colaboradora do “Rascunho”
Aline Daka, autora de “Mulheres caídas”
04/10/2021

Na HQ Mulheres caídas, lançada pela Skript, a colaboradora do Rascunho Aline Daka celebra a transgressão de mulheres que, vivendo em situações-limite, propuseram novas maneiras de encarar a vida — com maior liberdade, apostando em riscos.

Em texto sobre a obra, a autora afirma: “Elas não vieram para nos educar”. Nesse jogo dialético, Aline imagina o encontro de nomes como Hilda Hilst, Sylvia Plath e Ana Cristina Cesar. Além disso, acena para diversas figuras centrais dos movimentos beatnik, gótico e surrealista, entre outros.

“Penso nas Mulheres caídas como forças: sensação, vertigem, arrisco e conflito”, explica Daka. “O que fiz foi reunir em desenho, como em uma colagem, as mulheres que vi como ‘caídas’ e que fizeram parte das referências de minha trajetória artística.”

Aline Daka é artista visual, ilustradora, pesquisadora e educadora — área em que possui extensa formação acadêmica. Além de colaborar com o Rascunho, publica seus trabalhos na Revista Literária em Tradução e na editora Nephelibata.

Mulheres caídas
Aline Daka
Skript
146 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho