🔓 Historiadora mergulha nas contradições norte-americanas

Em “Estas verdades”, a professora de Harvard Jill Lepore traça um panorama da política dos Estados Unidos ao longo de cinco séculos
A historiadora Jill Lepore, autora de “Estas verdades”
17/10/2020

(17/10/20)

A historiadora norte-americana Jill Lepore analisa cinco séculos dos Estados Unidos em Estas verdades, livro que a Intrínseca lança no Brasil em outubro. Em um trabalho de reconstrução da trajetória da maior potência mundial, Lepore traça a evolução dos diretos civis no país, com a articulação política em torno de pautas como a união homoafetiva e a legalização do aborto.

Estas verdades conta a história americana desde 1492, questionando se o curso dos eventos ao longo desses cinco séculos comprovou as tais premissas fundadoras elaboradas por Thomas Jefferson ou as desmentiu. Em busca destas verdades, a autora traçou o intrincado panorama da política americana do período colonial à máquina partidária do século 19, dos programas de rádio às pesquisas na internet do século 21.

Às vésperas das eleições presidenciais no país, em novembro, a autora também fala da interferência das redes sociais no processo eleitoral, além da intervenção religiosa na política.

Jill Lepore é professora de história americana em Harvard e redatora da The New Yorker. Autora do best-seller A história secreta da Mulher-Maravilha e de Book of ages: The life and opinions of Jane Franklin, finalista do National Book Award.

Estas verdades
Jill Lepore
Trad.: André Czarnobai e Antenor Savoldi Jr.
Intrínseca
1072 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho