🔓 Historiador explora utopias da Idade Média em livro

O professor da USP Hilário Franco Júnior mostra como o conceito de “utopia” apareceu no mundo Ocidental antes de Thomas More ter criado a palavra
Hilário Franco Júnior “Em busca do paraíso perdido: As utopias medievais”
21/10/2021

O historiador Hilário Franco Júnior foca seu olhar na Idade Média em seu novo livro, Em busca do paraíso perdido: As utopias medievais. Em uma coedição da Ateliê Editorial e da Editora Mnêma, a obra já está em pré-venda.

Desde meados do século passado, ampliaram-se muito os conhecimentos sobre a Idade Média, na qual se reconhece a matriz da civilização ocidental cristã. Mas ainda subsistem múltiplas facetas a explorar, uma delas é a produção utópica da época, que é o foco de Franco Júnior em seu livro.

O historiador discute, por exemplo, o dogma que diz não ser possível falar em utopia antes de Thomas More ter criado a palavra, no começo do século 16. Mas no livro ele tenta demonstrar que houve várias utopias na Idade Média, cuja compreensão ajuda a lançar luz sobre vários aspectos do Ocidente atual.

Professor de pós-graduação de história social na Universidade de São Paulo (USP), Hilário Franco Júnior é pós-doutorado em história medieval pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Tem diversos livros publicados, entre eles Dante — O poeta do absoluto e CocanhaVárias faces de uma utopia. Recebeu  Recebeu o Prêmio Jabuti em duas oportunidades.

Em busca do paraíso perdido: As utopias medievais
Hilário Franco Júnior
Ateliê Editorial e Mnêma
552 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho