🔓 Historiador britânico Niall Ferguson participa do Fronteiras do Pensamento

Autor fala hoje sobre os “desastres causados pelos homens”, às 20h, com transmissão pela plataforma online do evento; Patrícia Campos Mello fará a mediação
O historiador britânico Niall Ferguson
13/10/2021

O historiador e pesquisador britânico Niall Ferguson participa hoje (13), às 20h, da 15ª edição do Fronteiras do Pensamento, realizado de forma virtual. Ele fala sobre os “desastres causados pelos homens”. A jornalista Patrícia Campos Mello fará a mediação e debaterá com Ferguson.

Ferguson é professor da Universidade de Harvard, pesquisador em Oxford e também faz comentários sobre política e economia global e questões a respeito sobre imperialismo britânico e americano.

Considerado um neoconservador, é conhecido por suas opiniões controversas e diferentes. Ele escreveu livros como Empire: How britain made the modern world, The ascent of money: A financial history of the world e Civilization: The west and the res, que se transformaram em séries de televisão do canal Channel 4.

Em 2004, Ferguson foi escolhido como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Ele também é um colaborador do canal Bloomberg Television e é um colunista para a revista Newsweek.

Ferguson foi conselheiro do candidato presidencial americano John McCain, em 2008, apoiou Mitt Romney em 2012 e foi crítico da presidência de Barack Obama. Na Europa, ele defendeu o movimento em favor do Brexit, em 2016, apoiou Marine Le Pen, a candidata de extrema-direita à presidência da França. Em 2013, recebeu o prêmio Ludwig Erhard de jornalismo econômico.

Em sua conferência no Fronteiras “Em certo sentido, todos os desastres são causados pelo homem”, Ferguson toma emprestado conceitos e ideias de muitas disciplinas, como a economia, a cliodinâmica e a ciência de redes, para nos oferecer não apenas a história, mas uma teoria geral dos desastres, mostrando por que nossos sistemas, cada vez mais complexos e burocráticos, estão se tornando piores na hora de lidar com eles.

Os assinantes da Temporada 2021 do Fronteiras do Pensamento já têm acesso a conferências de Jared Diamond, Steven Pinker e Anne Applebaum. A programação prevê ainda conferências de Yuval Noah Harari, Margaret Atwood, Carl Hart e Pavan Sukhdev.

Aulas preparatĂłrias, e-books sobre os conferencistas e conteĂşdos exclusivos estĂŁo na plataforma virtual e enriquecem ainda mais a experiĂŞncia proporcionada pelo projeto. Todas as conferĂŞncias ficam disponĂ­veis para assinantes assistirem quando e onde quiserem.

Confira a programação da temporada:

13 de outubro – Niall Ferguson
27 de outubro – Margaret Atwood
10 de novembro – Yuval Noah Harari
24 de novembro – Carl Hart
08 de dezembro – Pavan Sukhdev

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho