(06/11/20)
Produto de uma pesquisa, desenvolvida ao longo de cinco anos por Henrique Marques Samyn, professor de literatura da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e colaborador do Rascunho, o livro Levante reĂşne 75 poemas que abordam a trajetĂłria do povo negro no Brasil. A obra será lançada em 20 de novembro, Dia da ConsciĂŞncia Negra, Ă s 17h, nas redes sociais da editora JandaĂra.
Dividido em seis partes (Desterro, Cativeiro, Ancestralidade, ResistĂŞncia, Herança e Liberdade), o livro aborda desde o desterro imposto pelo tráfico negreiro atĂ© a resistĂŞncia contra o sistema escravista, chegando Ă s heranças contemporâneas e Ă contĂnua luta por libertação.
Chegando à contemporaneidade, Levante trata da marginalização e a criminalização do povo negro e as consequências da violência policial. O prefácio é assinado pela escritora mineira Cidinha da Silva.
Pesquisador especialista em estudos sobre gênero e raça, Henrique Marques Samyn coordena o premiado projeto LetrasPretas, voltado à divulgação da produção intelectual e cultural de mulheres negras. Tendo publicado artigos e resenhas sobre escritoras como Conceição Evaristo, Miriam Alves e Cristiane Sobral, traduziu e organizou a antologia Por uma revolução antirracista, reunindo textos originalmente publicados em The Black Panther, jornal do Partido dos Panteras Negras.