🔓 Henrique Marques Samyn lança livro de poemas sobre o povo negro

“Levante” traz textos que tematizam a história do negro no Brasil, desde o tráfico negreiro até as lutas contemporâneas por libertação
Henrique Marques Samyn, autor de “Levante”
06/11/2020

(06/11/20)

Produto de uma pesquisa, desenvolvida ao longo de cinco anos por Henrique Marques Samyn, professor de literatura da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e colaborador do Rascunho, o livro Levante reúne 75 poemas que abordam a trajetória do povo negro no Brasil. A obra será lançada em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, às 17h, nas redes sociais da editora Jandaíra.

Dividido em seis partes (Desterro, Cativeiro, Ancestralidade, Resistência, Herança e Liberdade), o livro aborda desde o desterro imposto pelo tráfico negreiro até a resistência contra o sistema escravista, chegando às heranças contemporâneas e à contínua luta por libertação.

Chegando à contemporaneidade, Levante trata da marginalização e a criminalização do povo negro e as consequências da violência policial. O prefácio é assinado pela escritora mineira Cidinha da Silva.

Pesquisador especialista em estudos sobre gênero e raça, Henrique Marques Samyn coordena o premiado projeto LetrasPretas, voltado à divulgação da produção intelectual e cultural de mulheres negras. Tendo publicado artigos e resenhas sobre escritoras como Conceição Evaristo, Miriam Alves e Cristiane Sobral, traduziu e organizou a antologia Por uma revolução antirracista, reunindo textos originalmente publicados em The Black Panther, jornal do Partido dos Panteras Negras.

Levante
Henrique Marques Samyn
Jandaíra
104 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho