🔓 Guitarrista Pete Townshend explora a loucura em seu primeiro romance 

Concebido como uma ópera rock, “A era da ansiedade” narra trajetória de duas gerações de uma família londrina, seus amantes, colaboradores e amigos
Pete Townshend, autor de “A era da ansiedade”
28/07/2021

Depois de publicar em 2013 sua autobiografia, o guitarrista Pete Townshend volta a ter um livro lançado no Brasil. Mas desta vez ele se arrisca na ficção. A era da ansiedade, publicado pela Rocco, marca a estreia do líder do The Who no romance.

Na narrativa, publicada no Reino Unido em 2019, Townshend explora a ansiedade e a loucura da vida moderna através de duas gerações de uma família londrina, seus amantes, colaboradores e amigos. O livro, no entanto, foi concebido para ser uma ópera rock.

Impulsionados pela paixão e pela ambição musical, quatro vidas se encontram em uma espiral fora de controle — drogas leves, drogas pesadas, amores perdidos e reencontrados, famílias desfeitas e refeitas. Alucinações e paisagens sonoras assombram a narrativa, revelando uma meditação profunda sobre o mundo atual, loucura e genialidade, além do lado obscuro da arte e da criatividade.

Entre os personagens está um cultuado e decadente astro do rock, que desaparece na região montanhosa da Cúmbri, tornando-se um pintor ermitão cujas obras evocam visões apocalípticas; um negociante de arte, sob efeito de drogas pesadas, que tem visões de rostos demoníacos gritando na guarda de sua cama; uma bela jovem irlandesa, que ainda criança esfaqueou o próprio pai para salvar a irmã de abusos recorrentes, e está determinada a conquistar o marido de sua melhor amiga; e um jovem compositor inglês em ascensão que começa a ter alucinações auditivas durante seus shows e crê estar ouvindo as manifestações de medo e ansiedade de seu próprio público.

Pete Townshend é o guitarrista e principal compositor da banda britânica The Who, uma das mais influentes da história do rock, com mais de 100 milhões de álbuns vendidos. Considerado um dos maiores músicos de todos os tempos pela revista Rolling Stone, Townshend também é autor de trabalhos conceituais e das cultuadas óperas rock Tommy e Quadrophenia.

A ERA DA ANSIEDADE
Pete Townshend
Trad.: Maira Parula
Rocco
304 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho