🔓 Guiomar de Grammont revê vida literária em livro de memórias

Em “Os livros na minha vida”, a editora e escritora reflete sobre suas múltiplas experiências profissionais ao longo de mais de 30 anos
Guiomar de Grammont, autora de “Os livros na minha vida” (Foto: Eduardo Tropia)
03/02/2021

Em Os livros na minha vida, a editora e escritora Guiomar de Grammont reflete sobre suas múltiplas experiências profissionais em mais de 30 anos da vida literária, acadêmica e cultural. A obra, publicada em versão e-book, traz relatos sobre alguns projetos criados por Guiomar, como o Fórum das Letras, festa literária que coordenou por 15 edições em Ouro Preto, e a homenagem ao Brasil no Salão do Livro de Paris, do qual foi curadora.

Guiomar de Grammont nasceu em Ouro Preto, é escritora, dramaturga e professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Em seus romances psicológicos e polifônicos, aborda o impacto de tragédias como a de Mariana, provocadas pela mineração, e o desaparecimento de presos políticos, sobretudo a partir da ótica das mulheres.

Publicou, entre outros, a pesquisa histórica Aleijadinho e o Aeroplano, os volumes de contos Sudário e O fruto do vosso ventre (vencedor do Prêmio Casa de Las Américas em 1993) e o romance Palavras cruzadas (Prêmio Nacional de Narrativa do Pen-Clube 2017).

Atua também como editora e curadora de eventos literários. Foi editora executiva da Record (2012 e 2013) e curadora da homenagem ao Brasil no Salão do Livro de Paris (2015). Criou e coordena, desde 2005, o Fórum das Letras de Ouro Preto, que teve sua 15ª edição em 2020 e, de 2015 a 2018, a Flinksampa, Festa da Cultura e Literatura Negra de São Paulo.

Os livros na minha vida
Guiomar de Grammont
e-galáxia
293 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho