A editora Global preparou uma edição individual do conto O burrinho Pedrês, que originalmente faz parte do livro Sagarana (1946), e reeditou as narrativas do póstumo Estas estórias (1969), complementando a obra com um texto de apoio assinado por Walnice Nogueira Galvão — crítica literária e especialista na obra de João Guimarães Rosa (1908-1967).
Em O burrinho Pedrês, um grupo de vaqueiros que está cruzando o sertão acaba dependendo de um burro velho e considerado de pouca ajuda, o Sete-de-Ouros. Nessa travessia, os homens aprendem valiosas lições com o animal.
Já em Estas estórias, que também explora o universo sertanejo e traz o característico tom popular da obra rosiana, a novidade fica por conta do ensaio O impossível retorno, de Walnice Nogueira.
Reconhecido internacionalmente pelo romance Grande sertão: Veredas (1956), Guimarães Rosa nasceu na cidade de Cordisburgo (MG). Apesar de ter se formado em medicina, o autor mineiro seguiu carreira de diplomata. O conjunto de sua obra literária recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 1961.