🔓 Guilherme Gontijo Flores publica livro infantil

“A mancha”, ilustrado por Daniel Kondo e lançado pela FTD Educação, traz a história de um dos piores desastres ambientais já registrados no Brasil
Guilherme Gontijo Flores, autor de “A mancha”
27/04/2021

O poeta Guilherme Gontijo Flores lança o livro infantil A mancha. Com ilustrações do gaúcho Daniel Kondo, indicado duas vezes ao Prêmio Jabuti, a obra apresenta para crianças um dos piores desastres ambientais já registrados no Brasil.

Em 2019, uma mancha de óleo — de origem desconhecida — se alastrou pelas praias do Nordeste e parte do Sudeste, prejudicando diversos ecossistemas marinhos. É esse o episódio ficcionalizado por Gontijo, que se vale da ficção para ir além: fazer um alerta a respeito de todos os cuidados necessários ao meio ambiente.

“O livro ajuda a despertar a curiosidade dos leitores sobre cuidados com o meio ambiente e pode gerar uma boa reflexão entre os pais, os professores e as crianças. Que mancha é essa que destrói tudo por onde passa?”, questiona Camila Saraiva, editora da FTD.

Nascido em Brasília (DF), Guilherme Gontijo Flores mora hoje em Curitiba (PR) e trabalha como professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 2020, a Kotter/Patuá lançou sua tetralogia poética, Todos os nomes que talvez tivéssemos.

A mancha
Guilherme Gontijo Flores
Ilustrações: Daniel Kondo
FTD Educação
56 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho