🔓 Gregorio Duvivier aposta na forma fixa dos sonetos em novo livro

"Sonetos de amor e sacanagem" traz 48 poemas em que o autor comenta o noticiário, a política, o Brasil, a pandemia e a língua portuguesa
Gregorio Duvivier, autor de “Sonetos de amor e sacanagem”
14/10/2021

Em seu novo livro de poemas, Sonetos de amor e sacanagem, o escritor, ator e roteirista Gregorio Duvivier combina o rigor da forma fixa com seu já conhecido humor. Nos 48 sonetos, o escritor visita uma ampla galeria de assuntos, como a angústia e o tédio da adolescência.

“Ah, o amor — te dirão — é coisa séria!/ mas, depois de brincar de gato e rato,/ quem brincou já não quer pagar o pato/ e do amor só herdamos a bactéria”, diz um dos poemas.

Conhecido por trafegar em diversos meios de comunicação, ele comenta o noticiário, a política, o Brasil e a pandemia. Analisa a língua portuguesa, os modismos importados na Faria Lima, a pecha de preguiçoso do carioca, as manias lusitanas e os cacoetes franceses.

Há dois temas, no entanto, que se sobressaem em meio a tantos outros: o amor e o sexo, que aparecem sempre acompanhados doses de niilismo, paranoia, obsessão e autoironia.

Gregorio Duvivier nasceu no Rio de Janeiro, em 1986. Formado em letras pela PUC-Rio, apresenta o programa Greg News, é um dos idealizadores do coletivo Porta dos Fundos e assina uma coluna semanal na Folha de S.Paulo.

Entre outros livros, publicou A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora (7Letras, 2008) e Ligue os pontos: poemas de amor e big bang (Companhia das Letras, 2013).

Sonetos de amor e sacanagem
Gregorio Duvivier
Companhia das Letras
112 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho