Acostumado a romper e embaralhar os gêneros literários, Gonçalo M. Tavares volta misturar as formas em Dicionário de artistas, que será lançado no dia 30 de julho, mas já está em pré-venda. A edição de luxo foi impressa em capa dura, com o projeto gráfico foi desenvolvido por Luísa Zardo.
O livro é composto por 76 textos que, à primeira vista, parecem ser sobre artistas renomados, como Damien Hirst e Marina Abramović — mas que são em última instância muito mais do que qualquer definição ou didatismo.
O resultado é um caleidoscópio de reflexões textuais e visuais que surgem dos mais inusitados detalhes. Junto aos textos, encontram-se fotografias autorais do coletivo Os Espacialistas, projeto laboral de investigação teórica e prática das ligações entre Arte e Arquitetura que inaugurou suas atividades em 2008. Desde então, Gonçalo e Os espacialistas já realizaram diversas colaborações artísticas em parceria.
Gonçalo M. Tavares tem se destacado como um dos maiores escritores de sua geração. Nascido em Luanda, tem uma extensa produção, que inclui poesia, contos, romances, peças de teatro, entre outras formas. Publicado em mais de 50 países, Tavarses recebeu o Prêmio Saramago em 2005, cuja premiação contou com a presença do próprio Saramago.