🔓 Geovani Martins narra vida na Rocinha em primeiro romance

Depois do sucesso do livro de contos “O sol na cabeça”, carioca publica “Via Ápia”, que acompanha a vida de cinco jovens no Rio
Geovani Martins, autor de “Via Ápía”
15/09/2022

Depois de estrear na literatura com a elogiada coletânea de contos O sol na cabeça, o carioca Geovani Martins publica seu primeiro romance, Via Ápia, que será lançado oficialmente em 23 de setembro. O autor é um dos convidados da Flip (Festa Literária de Paraty) deste ano.

A narrativa do romance segue os impactos da instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na vida dos moradores da Rocinha e é dividida em três partes: a expectativa com relação à invasão; a ruidosa instalação da UPP; e a silenciosa partida da polícia e a retomada dos bailes funk que fazem o chão da favela tremer. Em capítulos curtos, que trazem perspectivas cruzadas, o narrador conduz o leitor pelas vidas dos cinco jovens protagonistas — suas paixões, amizades, dramas pessoais, ambições, frustrações, sonhos e pesadelos.

O livro também mostra os efeitos perversos da guerra às drogas. Ao enviar sua tropa de choque para a Rocinha, o Estado parece apresentar uma única resposta aos problemas do Brasil: a morte. A resposta dos moradores é bem outra: a vida.

Geovani Martins teve uma rápida acensão na literatura ao lançar a coletânea de contos O sol na cabeça em 2018, que está sendo adaptada como série. Antes disso, ele trabalhou como “homem-placa”, atendente de lanchonete e de barraca de praia. Em 2013 e 2015, participou das oficinas da Festa Literária das Periferias, a Flup, e publicou alguns de seus contos na revista Setor X.

Via Ápia
Geovani Martins
Companhia das Letras
344 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho