Fritjof Capra é o convidado do Fronteiras do Pensamento nesta quarta

Na penúltima conferência da temporada, o teórico austríaco, autor de “O Tao da física”, estará na plataforma digital do projeto a partir das 20h
Fritjof Capra, autor de “O Tao da física”
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram

(17/11/20)

Autor de O Tao da física, obra que relaciona a física moderna com as filosofias orientais tradicionais, o físico teórico austríaco Fritjof Capra participa do Fronteiras do Pensamento nesta quarta-feira (18). Ele estará ao vivo na plataforma digital do projeto, a partir das 20h. Depois de uma explanação inicial, responderá questões dos inscritos mediadas pelo jornalista Ricardo Gandour.

Esta será a sétima e penúltima conferência da temporada 2020 do Fronteiras, cujo tema é Reinvenção do Humano. O encerramento ocorre com a escritora portuguesa Isabela Figueiredo, em 9 de dezembro. A conferência será transmitida em inglês, com tradução simultânea.

As seis conferências que já ocorreram nesta temporada estão disponíveis na plataforma digital do Fronteiras do Pensamento e podem ser assistidas e reprisadas até 31 de dezembro.

Reconhecido por seu trabalho na promoção da educação ecológica, Capra é cientista, Ph.D. em Física Teórica pela Universidade de Viena, educador e autor de muitos best-sellers, entre eles O Tao da física. Lançado em 1975, o livro apresentava como a física moderna havia mudado a nossa visão de mundo de mecanicista para holística e ecológica, buscando os pontos comuns das abordagens ocidental e oriental a respeito da realidade.

Nos últimos 30 anos, desenvolveu uma análise sistemática de como as outras ciências e a sociedade seguem conduzindo avanços semelhantes na visão de mundo ou na quebra de paradigmas. Capra é diretor do Center for Ecoliteracy, com sede em Berkeley e que se dedica ao incentivo da ecologia e do pensamento sistêmico nos ensinos primário e secundário.

Também é autor de Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável, A alma de Leonardo da Vinci, A revolução ecojurídica, O ponto de mutação e Visão sistêmica da vida, no qual apresenta uma visão unificada das dimensões biológicas, cognitivas, sociais e ecológicas da vida.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Publicidade

Leia também

Carolina Vigna

São Paulo - SP

Ser e viver sozinho não é para qualquer um. E tampouco são sinônimos
Rascunho

Curitiba - PR

Com capa dura, título conta com organização e prefácio do poeta Eucanaã Ferraz, além de posfácio de Otto Lara Resende, publicado originalmente em 1967
Rascunho

Curitiba - PR

Segunda edição do concurso vai premiar projeto inédito de livro-reportagem com R$ 15 mil e contrato para publicação da obra
Rascunho

Curitiba - PR

Com atividades gratuitas, evento acontece de 7 a 13 de dezembro e vai reunir 330 autores, entre eles Mauricio de Sousa, Raphael Montes e Mário Sergio Cortella