(17/11/20)
Autor de O Tao da física, obra que relaciona a física moderna com as filosofias orientais tradicionais, o físico teórico austríaco Fritjof Capra participa do Fronteiras do Pensamento nesta quarta-feira (18). Ele estará ao vivo na plataforma digital do projeto, a partir das 20h. Depois de uma explanação inicial, responderá questões dos inscritos mediadas pelo jornalista Ricardo Gandour.
Esta será a sétima e penúltima conferência da temporada 2020 do Fronteiras, cujo tema é Reinvenção do Humano. O encerramento ocorre com a escritora portuguesa Isabela Figueiredo, em 9 de dezembro. A conferência será transmitida em inglês, com tradução simultânea.
As seis conferências que já ocorreram nesta temporada estão disponíveis na plataforma digital do Fronteiras do Pensamento e podem ser assistidas e reprisadas até 31 de dezembro.
Reconhecido por seu trabalho na promoção da educação ecológica, Capra é cientista, Ph.D. em Física Teórica pela Universidade de Viena, educador e autor de muitos best-sellers, entre eles O Tao da física. Lançado em 1975, o livro apresentava como a física moderna havia mudado a nossa visão de mundo de mecanicista para holística e ecológica, buscando os pontos comuns das abordagens ocidental e oriental a respeito da realidade.
Nos últimos 30 anos, desenvolveu uma análise sistemática de como as outras ciências e a sociedade seguem conduzindo avanços semelhantes na visão de mundo ou na quebra de paradigmas. Capra é diretor do Center for Ecoliteracy, com sede em Berkeley e que se dedica ao incentivo da ecologia e do pensamento sistêmico nos ensinos primário e secundário.
Também é autor de Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável, A alma de Leonardo da Vinci, A revolução ecojurídica, O ponto de mutação e Visão sistêmica da vida, no qual apresenta uma visão unificada das dimensões biológicas, cognitivas, sociais e ecológicas da vida.