A Verso lança nesta quinta-feira (11) o livro JCMN: fotobiografia de João Cabral de Melo Neto. Organizada por Eucanaã Ferraz e editada por Valéria Lamego, a obra reúne mais de 500 imagens que capturam a intimidade e as muitas viagens do poeta e diplomata pernambucano pelo mundo. O evento, com participação de Ferraz e Lamego, acontece no canal do YouTube da Livraria da Travessa, às 19h.
Além das fotografias, muitas delas atribuídas a Stella Maria Barbosa de Oliveira (primeira esposa de João Cabral), o conjunto traz manuscritos, documentos inéditos, entrevistas e uma seleção de poemas deste que foi considerado um artista bastante rígido em seu fazer literário — pelo que sempre é comparado a um engenheiro.
Funcionário do Itamaraty desde os 25 anos, o autor de Morte e vida Severina (1955), A educação pela pedra (1966) e Sevilha andando (1990), entre outros livros, residiu em cidades como Barcelona, Genebra, Quito e Tegucigalpa — e pôde captar essas experiências em versos, com destaque para seu fascínio pela tauromaquia e pelo flamenco.
“Preenchemos lacunas, deparamos com o que não sabíamos, trouxemos de volta o que se dispersara, avizinhamos o que estava separado, fotografamos o que nunca o fora, criamos conjuntos imprevistos, corrigimos erros de informação que se repetiam em outros trabalhos e descobrimos centenas de registros inéditos”, explica Eucanaã Ferraz no texto de apresentação da obra.
Pai de cinco filhos e casado por duas vezes, o poeta nascido no Recife, em 1920, foi membro da Academia Brasileira de Letras e ganhou, entre outros prêmios literários, o Camões (Portugal) e o Rainha Sofia de Poesia Iberoamericana (Espanha). Morreu no Rio de Janeiro, em 1999, aos 79 anos.