🔓 Fortuna crítica atesta relevância de “Macunaíma” em nova edição

Com ensaio inédito de Leyla Perrone-Moisés, volume compila textos sobre a obra, publicados ao longo das décadas por nomes importantes da crítica
Cena da adaptação cinematográfica de “Macunaíma”, filmada em 1969 por Joaquim Pedro de Andrade
21/06/2023

Um dos romances mais importantes da literatura brasileira, Macunaíma, publicado por Mário de Andrade em 1928, ganha uma nova edição, acrescida com robusto material extra sobre a trajetória do livro ao longo das décadas.

O prefácio é assinado por duas especialistas na obra de Mário de Andrade, as pesquisadoras Telê Ancona Lopez e Tatiana Longo Figueiredo, responsáveis pelo estabelecimento do texto do romance. O volume traz também reproduções de capas, imagens de primeiras versões (manuscritos), notas de trabalho do autor e de exemplares de trabalho nos quais Mário de Andrade registrou mudanças para edições posteriores do livro.

Destacando a importância de Macunaíma para a literatura brasileira, o volume também conta com uma coletânea de críticas sobre a obra, publicadas ao longo das décadas de nomes importantes da crítica literária e do livro no Brasil, como Oswald de Andrade, Tristão Ataíde e João Ribeiro. E, por fim, traz um ensaio inédito da professora da USP Leyla Perrone-Moisés, escrito especialmente para a edição.

Compondo um romance singular repleto de musicalidade, Mário de Andrade fez valer em Macunaíma uma inovadora mistura de fragmentos de lendas indígenas e africanas, contos, cantos e ditados populares. O resultado é uma narrativa instigante que indicia a busca do escritor pela forma e essência do ser brasileiro, com todas as contradições e instabilidades que esse conceito reúne.

Macunaíma
Mário de Andrade
Global
352 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho