O Flipoços — Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, realizado no interior de Minas Gerais, anunciou mudanças no seu formato. A principal delas é que a partir de 2023, o evento passa a ser realizado de dois em dois anos.
A mudança se dá para ajustar melhor outro evento que acontece simultaneamente ao Flipoços, que é a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas. “São dois grandes eventos que com o passar do tempo começaram a ter vida própria e se tornaram, em certa medida, independentes”, diz nota da organização do evento.
A partir de 2022, a curadoria da Feira e do Festival já havia programado que neste ano haveria uma reestruturação para adequar os eventos. Assim, o Flipoços 2023 acontece de 3 a 7 de maio, no Teatro Benigno Gaiga (na Urca), e contará com uma livraria oficial, a Livruz que ficará responsável pela colocação e venda dos livros dos autores e convidados do Festival, além de outros títulos.
A programação oficial vai acontecer no Teatro da Urca, com entrada franca e a lotação do teatro será por ordem de chegada. A organização solicita a doação de um livro que pode ser entregue no local do evento, que nesta edição tem como tema “Literatura e Fotografia, as histórias que as imagens não contam”.
A lista dos convidados, que inclui a fotógrafa Gabriela Biló, o crítico e curador Manuel da Costa Pinto e o romancista Felipe Franco Munhoz, pode ser conferida no site da Flipoços.