🔓 Flipiri homenageia Roseana Murray

Evento acontece de 9 a 11 de outubro, em Pirenópolis (GO), com programação gratuita que inclui debates, shows e atividades para crianças
Roseana Murray é referência em literatura infantojuvenil
27/09/2025

De 9 a 11 de outubro, a cidade histórica de Pirenópolis (GO) recebe a 15ª edição da Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri). Com entrada gratuita, o evento reúne escritores, músicos e artistas em uma programação que soma mais de 95 horas de atividades, entre lançamentos de livros, palestras, rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas.

Neste ano, a Flipiri homenageia a escritora Roseana Murray, referência da literatura infantojuvenil brasileira, e o goiano Hugo de Carvalho Ramos (1895-1921), autor de Tropas e Boiadas (1917), clássico regionalista considerado um marco da literatura do estado.

O tema escolhido para a edição de 2025 é “Alumiar – Ler e Criar com Energia”. “Nosso convite é para que cada participante desperte e potencialize sua força criativa, contribuindo para a construção de um mundo mais justo, humano e transformador”, afirma Iris Borges, idealizadora da Flipiri.

A homenageada
Roseana Murray nasceu no Rio de Janeiro, em 1950. É poeta e autora de mais de cem livros para crianças, jovens e adultos. Reconhecida com prêmios da FNLIJ, da Academia Brasileira de Letras e da APCA, integra a Lista de Honra do IBBY. Formada em Literatura Francesa, também se dedica a projetos de incentivo à leitura, como o Café, Pão e Texto.

A programação
Entre os convidados estão nomes como João Anzanelo Carrascoza, Manuel Filho, Leila Bortolazzi, Corina Campos, Lázaro Ribeiro, Hellen Vieira da Fonseca, Telma Lopes, Nilson James, Pedro Gordilho, Adriana Santos de Confresa, Lionizia Goyá e Gabriela Buonocore.

A programação ocupa diferentes espaços do centro histórico, tombado pelo Iphan, como o Theatro Sebastião Pompeo de Pina, a Casa de Câmara e Cadeia e o salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

As atividades para o público infantil incluem a tradicional Maratona de Contação de Histórias, o espetáculo Maria Grampinho, de Débora di Sá, e apresentações da Turma do Caracol e da Cia Boca do Lixo.

A música também faz parte da programação, com shows de artistas locais e nacionais. O encerramento ficará por conta da cantora Roberta Campos, que apresenta o show Coisas de viver.

Realizada pelo Instituto Casa de Autores em parceria com a Prefeitura de Pirenópolis, a Flipiri conta com apoio institucional da Secretaria de Estado de Educação de Goiás e da Secretaria Municipal de Turismo, além de patrocínios e parcerias de instituições culturais e do comércio local.

A programação completa e outras informações estão disponíveis em flipiri.art.br.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho