🔓 Flipetrópolis começa nesta quinta-feira

Leonardo Boff e Mary Del Priore são os destaques do primeiro dia do Flipetrópolis; Antônio Torres é o autor homenageado
Antônio Torres é o autor homenageado do Flipetrópolis. Foto: Daniel Mordzinski
26/11/2025

A 2ª edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis) começa nesta quinta-feira (27) , no Palácio de Cristal. Com entrada gratuita, o evento reúne apresentações infantis, mesas de debates com autores locais e convidados nacionais, além da solenidade de abertura marcada para as 18h. A programação segue até domingo, 30 de novembro.

As atividades para crianças inauguram o festival pela manhã, no Auditório, com o espetáculo Amandinha encantadora de histórias, às 8h30, seguido da escritora Cris Ferreira, às 9h30, e de Flávia Justen, às 10h30.

A partir das 14h, começam as mesas dedicadas a autores de Petrópolis. Entre os temas do dia estão os “130 anos de Raul de Leoni”, “Literatura de infância hoje”, “Poesia em Petrópolis e sobre Petrópolis – A experiência do Sarau Saracura” e “Como (re)pensar o nosso lugar? Reflexões sobre ‘Petrópolis, entre o conhecido e o (des)conhecido’”. A última mesa da programação local está marcada para as 17h.

A cerimônia oficial de abertura ocorre às 18h, com a presença dos curadores Afonso Borges, Sérgio Abranches, Gustavo Grandinetti e Marcelo Fernandes, além de patrocinadores e autoridades. Em seguida, o festival presta homenagem ao patrono Alceu Amoroso Lima e recebe o escritor Leonardo Boff para uma palestra.

A programação nacional segue à noite, com duas mesas: às 20h, Mary del Priore participa de “Uma história bem-humorada da velhice no Brasil”, mediada por Carolina Freitas; às 21h, Elisa Larkin Nascimento, Sueli Carneiro e Gustavo Grandinetti debatem “Arte, Liberdade e Vozes Negras – O legado de Abdias do Nascimento”.

Com o tema “Literatura, Encruzilhada e Arte”, o Flipetrópolis deste ano inclui ainda lançamentos de livros, oficinas, atividades educativas e a entrega do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano à vencedora de 2025, Sueli Carneiro. A curadoria é formada por Afonso Borges, Sérgio Abranches, Gustavo Grandinetti e Marcelo Fernandes. O autor homenageado desta edição é o romancista Antônio Torres, membro da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Brasileira de Letras.

Realizado por meio da Lei Rouanet, o festival conta com patrocínio máster da GE Aerospace e apoio da Zeiss, Caixa, Academia Petropolitana de Letras, Ipeafro e Prefeitura de Petrópolis. Toda a programação é gratuita, acessível e transmitida on-line pelos canais da Flipetrópolis.

Serviço
2º Festival Literário Internacional de Petrópolis
27 a 30 de novembro de 2025
Local: Palácio de Cristal e plataformas digitais (@flipetropolis)
Entrada gratuita

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho