Depois de dois anos sendo realizada de modo online por conta da pandemia da Covid-19, a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) volta a ter presença de público em sua programação. Neste ano o evento acontece de 23 a 27 de novembro. Ainda não foram divulgados nomes de autores que devem participar da festa.
Segundo comunicado da organização, nas duas Ăşltimas edições a Flip “reforçou sua histĂłrica conexĂŁo com as comunidades locais”. “Por meio de vĂdeos especialmente gravados com a população da regiĂŁo, transmitidos antes de cada uma das mesas da programação principal, a festa levou sua expressĂŁo para um pĂşblico de mais de 141 mil pessoas. AlĂ©m disso, o coro Guarani de aldeias do municĂpio fez a abertura da celebração.”
Ainda segundo a nota, o programa deste ano prevê ações destinadas a promover maior conhecimento e entendimento da cultura local e fomentar a aproximação e o engajamento entre os visitantes e a comunidade paratiense.
Em 2021, a Flip teve como tema “as plantas e as florestas”, alĂ©m de, primeira vez, ter sido pensada por uma curadoria coletiva. A homenagem tambĂ©m foi coletiva, destacando lĂderes e pensadores indĂgenas mortos pela Covid-19.