🔓 FLIMA publica conto de Lygia Fagundes Telles inédito em livro

Além da publicação, obra da autora será debatida durante a Festa Literária Internacional da Mantiqueira, que neste ano terá duas edições
Lygia Fagundes Telles, autora de “As meninas”
08/03/2021

A Festa Literária Internacional da Mantiqueira (FLIMA), que neste ano terá duas edições, vai publicar o conto A espera, de Lygia Fagundes Telles, até então inédito em livro. Publicado originalmente na revista MS (criada pelo fotógrafo Luiz Tripoli) no início da década de 80, a história é repleta de referências à Grécia e traz o fugaz reencontro de um casal de namorados dez anos após a abrupta separação.

Nikos, o grego, saíra para dar uma volta antes de buscar Marghí para, juntos, assistirem à Missa do Galo. Ele não voltou. Em vez disso, decidiu sair pelo mundo. Uma década mais tarde, seu navio atraca na cidade onde vivera a história de amor com Marghí. É véspera de Natal e Nikos aparece de surpresa para uma visita-relâmpago. Usa sua velha chave para entrar. E, para seu espanto, encontra tudo como havia deixado.

A publicação da FLIMA tem texto de introdução de Nilton Resende, especialista na obra da Lygia, que contextualiza A espera na produção de contos da autora. O livro sai pelo Selo Flima e-galáxia e será disponibilizado gratuitamente por dez dias, a partir de 11 de março, nas principais livrarias digitais e no site da Festa. Uma edição comemorativa impressa e numerada será lançada e enviada para apoiadores do evento.

Em 2020, o evento aberto ao público, que aconteceria em agosto, em Santo Antônio do Pinhal, foi cancelado em função da pandemia de Covid-19. Em 2021, a festa terá duas edições de quatro dias cada. A primeira 100% online, de 18 a 21 de março, e a segunda, com possível formato híbrido, de 19 a 22 de agosto. As duas edições de 2021 foram contempladas em editais do ProAC, sendo que a edição de março será viabilizada com recursos do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc.

O lançamento do livro A espera faz parte das ações da FLIMA em homenagem à Lygia Fagundes Telles. Além do conto, ao longo do evento haverá também uma programação especial em torno da autora e sua obra, com depoimentos de escritores de três gerações sobre a influência de Lygia na produção literária brasileira. Outro destaque é o encontro com tradutores de seus livros, que abordarão aspectos de linguagem e a recepção da obra de Lygia na França, Estados Unidos e  Sérvia.

Nascida em São Paulo, em 1923, Lygia Fagundes Telles começou a publicar ainda na adolescência — seu primeiro livro foi Porão e sobrado (1938). A partir do romance Ciranda de pedra (1954), que marca o início de sua maturidade literária, construiu uma obra potente com contos e romances  elogiados pela crítica e amados pelos leitores. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1985, recebeu diversos prêmios, entre eles o Camões, em 2005, pelo conjunto da obra. Lygia foi indicada ao prêmio Nobel de Literatura, pela União Brasileira de Escritores, em 2016.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho