🔓 Filme traz bastidores do último livro de Truman Capote

“The Capote tapes”, de Ebs Burnough, refaz o caminho de “Súplicas atendidas”, romance inacabado que arranhou a reputação social e literária do autor 
Truman Capote, autor de “Súplicas atendidas”
26/01/2021

Truman Capote está de volta. E causando escândalo novamente. Estreia nesta sexta-feira (29) The Capote tapes, documentário dirigido por Ebs Burnough sobre os bastidores de Súplicas atendidas (Answered prayers), último e póstumo livro do autor americano, publicado em 1986. O filme estará disponível em plataformas de streaming.

O romance, que nunca foi terminado, conta a história de um escritor iniciante abrindo caminho pela alta sociedade americana. O livro era anunciado por Capote ainda nos anos 60, mas só foi publicado 20 anos depois. Um contrato foi assinado em 1966, mas os capítulos anteriores publicados na revista Esquire nove anos depois provaram estar muito abaixo do padrão de seus sucessos definitivos, Bonequinha de luxo e A sangue frio.

Houve um custo para sua reputação social e literária. Assim que as socialites e esposas ricas com quem ele conviveu feliz por anos — incluindo Slim Keith, Babe Paley e Gloria Vanderbilt, a quem ele chamava de seus “cisnes” — viram como ele casualmente revelara seus segredos mais íntimos, essas amizades morreram.

The Capote tapes incorpora imagens de arquivo das aparições do escritor na TV, juntamente com novas entrevistas com confidentes e admiradores, entre eles os escritores Jay McInerney e Colm Tóibín. E traz também as gravações de áudio nunca antes ouvidas de amigos e contemporâneos de Capote, extraídas de entrevistas conduzidas pelo editor George Plimpton para seu livro de 1997, Truman Capote.

Súplicas atendidas
Truman Capote
Trad.: Guilherme da Silva Braga
L&PM
176 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho