De 10 a 14 de setembro, acontece em Curitiba o III Festival da Palavra, reunindo cerca de 200 escritores e artistas de todo o Brasil. O evento acontecerá em 26 espaços culturais da cidade, com 125 atividades gratuitas, incluindo oficinas, palestras, rodas de conversa, espetáculos, exibição de filmes, feira de livros e sessões de autógrafos.
“O Festival da Palavra é um evento para celebrar a palavra em todas as suas formas, nos livros, nas canções, no teatro, na dança, no cinema, imagens, traços e até nos gestos do corpo”, afirma a curadora do festival, Luci Collin.
Abertura com ética e literatura
A programação inicia com a palestra de abertura do filósofo Clóvis de Barros Filho, no Teatro Guaíra, no dia 10, às 18h. Para participar, o público pode adquirir ingresso convencional ou optar pelo ingresso social — com valor reduzido mediante doação de um livro a ser distribuído nas Casas da Leitura da cidade.
Oficinas literárias
Ao todo, 38 oficinas e minicursos gratuitos estarão disponíveis nas diversas linguagens — de criação literária e poesia ao cordel, slam, cerâmica, quadrinhos e música. Nomes como Jarid Arraes, Marcelino Freire, Cida Pedrosa e Edimilson de Almeida Pereira estarão à frente dessas atividades, que contam com certificação de participação.
Alguns destaques
Diversos autores de destaque estão confirmados em debates sobre temas como literatura, poesia e identidade:
Jarid Arraes e Noemi Jaffe participam do “Prosa Hoje”, mediado por Luciana Melo, na quinta-feira (11/9), às 18h30 no Memorial de Curitiba.
Cida Pedrosa e Edimilson de Almeida Pereira discutem a poesia contemporânea em “Poesia Hoje”, no dia 12/9 às 18h30, também no Memorial, seguidos de oficinas matinais.
Além disso, o mais novo imortal da ABL, Milton Hatoum, é um dos destaques: no dia 12/9, às 18h, haverá exibição do filme Retrato de um Certo Oriente no Cine Guarani, seguida de bate-papo e sessão de autógrafos.