🔓 Feminismo negro em debate

Boitempo promove curso de introdução ao pensamento desse movimento social e um ciclo de conversas sobre o mesmo tema; aulas começaram nesta segunda-feira (8)
As ideias da filósofa e ativista Sueli Carneiro são tema de debate
08/03/2021

A Boitempo promove — por meio de recursos da Lei Aldir Blanc — o curso Introdução ao feminismo negro, que começou na manhã desta segunda-feira (8), e o ciclo de debates Por um feminismo para os 99%, realizado a partir desta quarta-feira (10) e inspirado pelo manifesto homônimo lançado pela editora. Para acompanhar as atividades, inscreva-se na TV Boitempo, onde todo material ficará disponível, e confira aqui a programação completa.

A primeira aula do curso introdutório, com participação da historiadora Raquel Barreto e mediação de Anne Quiangala (fundadora da página Preta, Nerd & Burning Hell), discute o pensamento de Angela Davis e Lélia Gonzalez —  assista aqui. O encontro seguinte, que vai ao ar na próxima segunda-feira (15), traz a professora Rosane Borges e Carine Nascimento, do podscast Ideias Negras, para uma conversa sobre o trabalho da filósofa e ativista Sueli Carneiro.

No primeiro encontro do ciclo de debates, que se inicia nesta quarta-feira (10), às 14h, a escritora e militante feminista ítalo-americana Silvia Federici e a ativista indígena Sonia Guajajara participam da mesa Feminismo, comuns e ecossocialismo, com mediação de Bruna Della Torre, do site Marxista Feminista.  

Durante o evento, que vai até o dia 12 de abril, serão lançados os livros O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo — Volume 1, de Silvia Federici (com tradução de Heci Regina Candiani), e Interseccionalidade, de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge (com tradução de Rane Souza). Além disso, a Boitempo disponibiliza um e-book gratuito com textos da norte-americana Angela Davies, da russa Aleksandra Kollontai e da brasileira Sueli Carneiro, entre outras.

O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo — Volume 1
Silvia Federici
Trad.: Heci Regina Candiani
Boitempo
208 págs.
Interseccionalidade
Patricia Hill Collins e Sirma Bilge
Trad.: Rane Souza
Boitempo
288 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho