O escritor e jornalista Fábio Fernandes venceu o PrĂŞmio Odisseia de Literatura Fantástica 2025 na categoria narrativa longa – ficção cientĂfica, com o livro O torneio de sombras, publicado pela Avec. O evento Odisseia Ă© reconhecido como um dos principais dedicados Ă fantasia, ficção cientĂfica e horror no Brasil. A obra está disponĂvel no site da editora e em plataformas como a Amazon Brasil.
Ao comentar o prĂŞmio, Fernandes afirmou que a conquista representa “uma grande honra (…) nĂŁo sĂł pelo livro, mas tambĂ©m pelo reconhecimento que isso significa numa carreira que em 2025 completou 40 anos”.
Primeiro volume de uma coleção, O torneio de sombras apresenta January Purcell, uma oneironauta integrante de uma fraternidade de viajantes dos sonhos que atuam em diferentes Ă©pocas para proteger a realidade de distorções temporais. Em 1888, Purcell encontra o cientista milionário Dr. Jones, criador de um novo combustĂvel com potencial para salvar ou destruir a humanidade. Cabe Ă protagonista descobrir se Jones tambĂ©m Ă© um oneironauta e recrutá-lo antes que facções rivais intervenham.
A continuação da série, Os agentes do caos, já está em pré-venda pela Avec. Segundo o autor, trata-se de “uma aventura steampunk que presta homenagem aos grandes escritores do gênero do século 19, Júlio Verne e H. G. Wells”. O novo volume retoma as aventuras de January Purcell, desta vez em viagens que atravessam tempo e espaço.
Fábio Fernandes (1966) Ă© doutor em Comunicação e SemiĂłtica pela PUC-SP, onde leciona e coordena o curso de Jornalismo. Tradutor de obras como Laranja mecânica, Neuromancer e A sombra do torturador, atuou em veĂculos como O Pasquim, O Globo, Tribuna da Imprensa e Valor EconĂ´mico. É autor de tĂtulos como Os dias da peste, BACK IN THE USSR (finalista do PrĂŞmio Jabuti 2020) e O torneio de sombras. Em 2013 estudou na Clarion West Writers Workshop, em Seattle, e tem pĂłs-doutorado pela ECA-USP, onde pesquisa narrativas utĂłpicas. Em 2024 integrou o grupo internacional que ministrou a primeira Future Fiction Workshop na China.