O professor e pesquisador Lúcio Flávio Gondim é o autor do primeiro estudo da obra da escritora cearense Tércia Montenegro. Corpo de conto: anatomia provisória de Tércia Montenegro surgiu a partir de um trabalho acadêmico defendido no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Agora o estudo é publicado em formato de livro por meio de um projeto aprovado no XII Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Ceará.
O texto mapeia e analisa os quatro livros de contos de Tércia, além de uma dezena de participações da autora tanto em coletâneas de narrativas curtas como em publicações em veículos de imprensa e/ou em revistas literárias, inclusive o Rascunho, onde a autora assina a coluna Tudo é narrativa.
A dissertação se centra em cinco eixos de investigação da corporeidade: Erotismo, Espaço, Tempo, Gênero e Morte. As análises resultam em leituras multifocais dos contos, nas quais as mesmas narrativas são perscrutadas em capítulos distintos, compondo um estudo literário em duplo comparativismo: as narrativas entre si e nas abordagens temáticas.
O projeto de Lúcio Flávio Gondim conta ainda com um documentário homônimo, que mostrará os bastidores da pesquisa originária para a composição do livro e que conta também com entrevistas, gravações e outros materiais sobre Tércia Montenegro, que completa 25 anos de escrita literária em 2023. Os lançamentos, com rodas de leitura e exibições das filmagens, acontecem na capital e no interior cearense ao longo do ano.