🔓 Estudo analisa a obra de Caio Fernando Abreu

Professora e escritora mineira Mírian Gomes de Freitas publica um livro que foca nas questões da alteridade e identidade na obra do autor gaúcho
Caio Fernando Abreu, autor de “Morangos mofados”
20/04/2021

A professora e escritora mineira Mírian Gomes de Freitas publica o estudo Caio Fernando Abreu: uma poética da alteridade e da identidade, no qual analisa a forma que o gaúcho lidou com essas questões em sua vida e obra.

Para nortear o estudo, Mírian partiu de uma questão específica: quem são os outros para Caio Fernando? Para respondê-la, investigou as várias facetas do autor de Morangos mofados (1982) — suas correspondências, crônicas e contos.

A obra vai além dos preceitos teóricos para entender qual foi a relação de Caio com o mundo que o cercava à época. Além disso, reúne inúmeras fotos do autor — tanto as mais icônicas quanto inéditas, pelas lentes de Bob Wolfenson, Adriana Franciosi e Juvenal Pereira, entre outros.

Doutora em Estudos de Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mírian publicou o livro de contos Intimidade vasculhada (2006) e os poemas de Exílios, naufrágios & outras passagens (2016).

Caio Fernando Abreu: uma poética da alteridade e da identidade
Mírian Gomes de Freitas
CRV
300 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho