
Amanhã (10), acontece a estréia nacional do documentário Wilson Martins – A consciência da crítica, em Curitiba (PR).
Dirigido por Douglas Machado, o documentário tem como base uma entrevista com o crítico literário gravada em 2002. Desde então, novas entrevistas foram realizadas com escritores como Miguel Sanches Neto, Moacyr Sclir, Luiz Antonio de Assis Brasil e o colunista do Rascunho Affonso Romano de Sant’Anna, compondo um painel de memórias do autor de História da inteligência brasileira.
O documentário será exibido no Museu Oscar Niemeyer, às 20h. Após a sessão, haverá debate sobre o filme com a presença do diretor, da produtora Gardênia Cury, do crítico de cinema Marden Machado e do escritor e crítico literário Miguel Sanches Neto.
—
Wilson Martins nasceu em São Paulo (SP), em 1921. Doutor em Letras pela UFPR, atuou como professor de literatura na mesma universidade e em instuições norte-americanas. Como crítico literário, foi autor de A crítica literária no Brasil, O modernismo e Um Brasil diferente, entre outras, e colaborador de veículos como Gazeta do Povo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil. Morreu em Curitiba (PR), aos 88 anos, no dia 30 de janeiro de 2010.
Em março de 2010, o Rascunho publicou um especial sobre o crítico, com depoimentos de Sérgio Rodrigues, Alcir Pécora, André Seffrin e Luiz Antonio de Assis Brasil. Na mesma edição, o escritor e crítico literário Rodrigo Gurgel falou sobre “Os pecados de Wilson Martins” e Miguel Sanches Neto escreveu sobre “O crítico”, a “voz que mais ousava discordar”.
Serviço
Wilson Martins – A consciência da crítica
Auditório Potty Lazzarotto (Museu Oscar Niemeyer) – R. Marechal Hermes, 999 Centro Cívico – Curitiba (PR)
Dia 10/02 (sexta-feira), às 20h
Entrada franca