A Estação das Letras, referência na formação de escritores e na difusão da literatura no Brasil, comemora 30 anos com um evento gratuito nesta sexta-feira (24), na Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A celebração, aberta ao público, contará com oficinas, conversas literárias, performances e um sarau.
Entre os convidados estão João Paulo Vaz, Lucia Riff, Paulo Henriques Britto, Sérgio Rodrigues, Suzana Vargas — fundadora da Estação —, Ninfa Parreiras, Tatiana Oliveira, Miriam Ribeiro e Vânia Alsalek.
A programação começa às 14h, com o workshop Conto: trama ou personagem?, ministrado por João Paulo Vaz, seguido da atividade Histórias no Jardim, às 15h.
Às 15h30, a agente literária Lucia Riff participa do encontro Mercado Editorial para novos autores, com mediação de Suzana Vargas. Em seguida, às 16h, acontece o Sarau Poesia Andarilha.
Às 17h, o poeta e tradutor Paulo Henriques Britto ministra o workshop Como ler poesia, em que reflete sobre o poema como objeto sonoro. Às 18h30, ocorre a mesa Estação das Letras faz 30 anos, reunindo Suzana Vargas e parte da equipe e colaboradores da instituição. O escritor Sérgio Rodrigues encerra a programação, às 19h, com a palestra Escrever é humano: como dar vida à sua escrita em tempo de robôs. O evento termina com um brinde de aniversário, das 20h às 21h.
Toda a programação é gratuita, e as inscrições para os workshops — limitadas a duas por participante — devem ser feitas pelo site www.estacaodasletras.com.br.
Para as demais atividades, não é necessário se inscrever.
Três décadas de resistência literária
Fundada em 1995 pela poeta e professora Suzana Vargas, a Estação das Letras nasceu como um espaço dedicado à formação de escritores e ao incentivo à leitura. Pioneira nas oficinas literárias no país, a instituição ajudou a profissionalizar o ofício da escrita e consolidou-se como um polo de criação e reflexão literária.
Ao longo de três décadas, o Instituto formou cerca de 33 mil alunos, realizou mais de 2.500 cursos e oficinas e participou de mais de 100 eventos literários. Pelas suas salas passaram autores como Ferreira Gullar, Cleonice Berardinelli, Sérgio Santana e Marina Colasanti, entre outros.
Em 2017, transformou-se em Instituto Estação das Letras, associação sem fins lucrativos dedicada à difusão do livro e da leitura. Desde a pandemia, atua de forma totalmente on-line, com turmas pequenas e acompanhamento personalizado, mantendo viva a tradição de unir técnica, leitura e ética no ensino da escrita.
“Escrever é um ato de resistência, e ler é um ato de liberdade”, resume Suzana Vargas, que segue à frente do Instituto e de suas atividades formativas.
Suzana Vargas
Poeta, professora e curadora, Suzana Vargas é mestre em Teoria Literária pela UFRJ e autora de livros como Caderno de outono e Leitura: uma aprendizagem de prazer. Pioneira nas oficinas de criação literária no Brasil, trabalhou com o crítico Afrânio Coutinho na OLAC nos anos 1980 e criou o projeto Rodas de Leitura, que marcou a cena literária carioca entre as décadas de 1990 e 2000. Fundadora da Estação das Letras, dedica-se há três décadas à formação de escritores e à valorização da leitura como experiência transformadora.