🔓 Autora propõe diálogo sobre feminismo e antirracismo em livro infantil

Bianca Santana fala sobre temas considerados “espinhosos” com jovens leitores em "Diálogos feministas e antirracistas (e nada fáceis) com as crianças"
A escritora Bianca Santana, que lança seu primeiro livro infantil, “Diálogos feministas e antirracistas (e nada fáceis) com as crianças”
29/07/2023

Autora de livros que discutem questões de raça e gênero, Bianca Santana lança agora seu primeiro livro infantojuvenil, Diálogos feministas e antirracistas (e nada fáceis) com as crianças, que traz ilustrações de Tainan Rocha.

Bianca escreveu o livro a partir de conversas francas e generosas que teve com os próprios filhos para refletir, de forma sensível e sutil, sobre a realidade de muitas crianças negras brasileiras.

A autora trata de temas que geralmente são evitados pelas famílias — por conformismo ou medo de apresentar aos filhos uma realidade tão dura — e reforça ser possível dialogar sobre os espinhos que existem na sociedade sem macular qualquer inocência.

Segurança, sistema prisional, política, saúde e outras pautas sociais como o machismo e o racismo são tratados de um jeito fácil de compreender sem perder a profundidade necessária.

Doutora em ciência da informação e Mestra em educação formada na USP, com uma tese sobre memória e escrita de mulheres negras, Bianca é autora de Arruda e guiné: resistência negra no Brasil contemporâneo, Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro e Quando me descobri negra.

Diálogos feministas e antirracistas (e nada fáceis) com as crianças
Bianca Santana
Ilustradora: Tainan Rocha
Alta Books Editora
32 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho