Autora de livros que discutem questões de raça e gênero, Bianca Santana lança agora seu primeiro livro infantojuvenil, Diálogos feministas e antirracistas (e nada fáceis) com as crianças, que traz ilustrações de Tainan Rocha.
Bianca escreveu o livro a partir de conversas francas e generosas que teve com os próprios filhos para refletir, de forma sensível e sutil, sobre a realidade de muitas crianças negras brasileiras.
A autora trata de temas que geralmente são evitados pelas famílias — por conformismo ou medo de apresentar aos filhos uma realidade tão dura — e reforça ser possível dialogar sobre os espinhos que existem na sociedade sem macular qualquer inocência.
Segurança, sistema prisional, política, saúde e outras pautas sociais como o machismo e o racismo são tratados de um jeito fácil de compreender sem perder a profundidade necessária.
Doutora em ciência da informação e Mestra em educação formada na USP, com uma tese sobre memória e escrita de mulheres negras, Bianca é autora de Arruda e guiné: resistência negra no Brasil contemporâneo, Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro e Quando me descobri negra.