🔓 Escritora argentina revisita o gênero horror em contos impactantes

“Os perigos de fumar na cama”, novo livro de Mariana Enriquez, mergulha no lado sinistro do cotidiano, em histórias sobre sexo e obsessão
A argentina Mariana Enriquez, que lança agora no Brasil o livro de contos “Os perigos de fumar na cama”
27/07/2023

Barcelona se transforma em um cenário perturbador, marcado pela culpa e do qual é impossível escapar. Um homem marginalizado semeia desgraças em um bairro rico após ser maltratado. Uma menina descobre ossos no quintal, e não são de um animal. Esses são os cenários e personagens de alguns dos contos de Os perigos de fumar na cama, novo livro da argentina Mariana Enriques.   

Nas novas histórias, a autora traz um vislumbre peculiar dos abismos mais sombrios da alma humana e das correntes ocultas da sexualidade e da obsessão. O livro traz 12 histórias fantásticas, lançando mão de um amplo repertório de recursos narrativos inspirados nos clássicos do terror: fantasmas, bruxas, brincadeiras com espíritos, visões e mortos que voltam à vida.

Suas histórias mergulham no sinistro que espreita o cotidiano, exibem um erotismo obscuro e tecem imagens que se tornaram a marca de sua literatura. Os perigos de fumar na cama foi finalista do International Booker Prize e do Kirkus Prize.

Com suas narrativas extraordinárias de obsessão e horror, a autora logo foi conectada pela crítica a mestres da literatura como Shirley Jackson, Thomas Ligotti e Julio Cortázar. Nascida em Buenos Aires, em 1973, Mariana é jornalista e subeditora do suplemento Radar, do jornal Página/12, além de professora. Escreveu novelas, relatos de viagens e biografias. No Brasil, publicou a coletânea de contos As coisas que perdemos no fogo e os romances Este é o mar e Nossa parte de noite, que ganhou na Espanha o Premio Herralde de Novela e o Premio de la Critica 2019.

Os perigos de fumar na cama
Mariana Enriquez
Trad.: Elisa Menezes
Intrínseca
144 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho