O autor mexicano Ricardo Chávez Castañeda reuniu 15 pesadelos aterrorizantes no livro de contos O caderno dos pesadelos, que chega ao Brasil publicado pela Sesi-SP Editora, com tradução do poeta André Caramuru Aubert, colaborador do Rascunho.
O caderno dos pesadelos evidencia emoções — comuns ou não — da infância e nessa publicação são permeados por detalhadas ilustrações do artista Israel Barrón.
A obra trata de temas os quais, na maioria das vezes, representam assuntos difíceis de serem abordados e até mesmo de serem explicados com palavras. O título original El caderno de las pesadillas foi publicado em 2012, no México, pelo Fondo de Cultura Económica.
Nas palavras do tradutor André Caramuru Aubert, “é difícil dizer se este é um livro de histórias para crianças ou, como sugere o título, uma pavorosa coleção de pesadelos. Mas uma coisa é certa: não se recomenda sua leitura à noite, na cama, antes de dormir. Genial, O caderno dos pesadelos é uma obra que fica reverberando na mente do leitor, que consegue ser, ao mesmo tempo, aterrorizante e bela”.
Ricardo Chávez Castañeda é escritor e estudou psicologia na Universidade Nacional Autônoma do México. Seus principais temas oscilam em torno da adolescência, da linguagem e da fantasia, com uma voz pessoal e que se destaca na cena literária contemporânea em espanhol.