🔓 Escocês Douglas Stuart vence Booker Prize 2020

Autor venceu principal prêmio de literatura de língua inglesa com romance de estreia, “Shuggie Bain”, sobre um menino que tenta ajudar a mãe a superar o alcoolismo
Douglas Stuart, autor de “Shuggie Bain”, ganhador do Booker Prize 2020
19/11/2020

O escocês Douglas Stuart venceu o Booker Prize 2020 – principal prêmio para literatura em língua inglesa – com o romance de estreia, Shuggie Bain. O livro, publicado em fevereiro deste ano, ainda não tem tradução para o português.

A narrativa conta a história de um menino em Glasgow, nos anos 1980, que tenta ajudar sua mãe enquanto ela luta contra o vício em álcool. Agnes Bain, que mora com seus filhos pequenos em um conjunto habitacional de Glasgow, entra em desespero após o final do casamento. Graças à sua deterioração devido ao alcoolismo, seus filhos deram um jeito de se afastar dela, mas Shuggie ficou para tentar ajudá-la.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19), em uma cerimônia transmitida online por conta da pandemia do novo coronavírus, cujos números de infectados voltaram a crescer em toda Europa. O evento contou com convidados especiais, entre eles o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que na terça-feira (17) lançou o primeiro volume de suas memórias, Uma terra prometida.

Quatro dos seis finalistas eram de editoras independentes. Para o júri do prêmio, o livro de Stuart é “desafiador, íntimo e envolvente”. Para a BBC, o autor de 44 anos afirmou que estava “absolutamente chocado” por ter ganhado. Ele dedicou o prêmio a sua mãe, que morreu de alcoolismo quando ele tinha 16 anos.

Nascido e criado em Glasgow, o escritor é graduado pela Royal College of Art de Londres. Depois de formado, mudou-se para Nova York, onde seguiu carreira na moda antes de começar a escrever. Já teve textos publicados na revista New Yorker.

Shuggie Bain
Douglas Stuart
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho