Escocês Douglas Stuart vence Booker Prize 2020

Autor venceu principal prêmio de literatura de língua inglesa com romance de estreia, “Shuggie Bain”, sobre um menino que tenta ajudar a mãe a superar o alcoolismo
Douglas Stuart, autor de “Shuggie Bain”, ganhador do Booker Prize 2020
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram

O escocês Douglas Stuart venceu o Booker Prize 2020 – principal prêmio para literatura em língua inglesa – com o romance de estreia, Shuggie Bain. O livro, publicado em fevereiro deste ano, ainda não tem tradução para o português.

A narrativa conta a história de um menino em Glasgow, nos anos 1980, que tenta ajudar sua mãe enquanto ela luta contra o vício em álcool. Agnes Bain, que mora com seus filhos pequenos em um conjunto habitacional de Glasgow, entra em desespero após o final do casamento. Graças à sua deterioração devido ao alcoolismo, seus filhos deram um jeito de se afastar dela, mas Shuggie ficou para tentar ajudá-la.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19), em uma cerimônia transmitida online por conta da pandemia do novo coronavírus, cujos números de infectados voltaram a crescer em toda Europa. O evento contou com convidados especiais, entre eles o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que na terça-feira (17) lançou o primeiro volume de suas memórias, Uma terra prometida.

Quatro dos seis finalistas eram de editoras independentes. Para o júri do prêmio, o livro de Stuart é “desafiador, íntimo e envolvente”. Para a BBC, o autor de 44 anos afirmou que estava “absolutamente chocado” por ter ganhado. Ele dedicou o prêmio a sua mãe, que morreu de alcoolismo quando ele tinha 16 anos.

Nascido e criado em Glasgow, o escritor é graduado pela Royal College of Art de Londres. Depois de formado, mudou-se para Nova York, onde seguiu carreira na moda antes de começar a escrever. Já teve textos publicados na revista New Yorker.

Shuggie Bain
Douglas Stuart

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Publicidade

Leia também

Rascunho

Curitiba - PR

Entre os selecionados, há sete brasileiros: Julián Fuks, Maria Valéria Rezende, Julia de Souza, Veronica Stigger, Itamar Vieira Junior, Tiago D. Oliveira e José Rezende Jr.
Gisele Eberspächer

Curitiba - PR

Autora do primeiro livro escrito em árabe a vencer o The International Booker Prize, Jokha Alharthi acredita na potência transformadora da boa literatura
Rascunho

Curitiba - PR

Em texto, senador chama de “nefasta” a cobrança de tributação de 12% sobre os livros proposta pelo governo federal na reforma tributária
Rascunho

Curitiba - PR

Caê Guimarães e Tônio Caetano, ganhadores nas categorias Romance e Conto,
participam de live nesta terça-feira (24), com transmissão pelo YouTube e Facebook