🔓 Episódio obscuro da história do Brasil inspira HQ de Guazzelli e Fernanda Verissimo

“A batalha” recria luta entre índios guaranis e tropas portuguesas e espanholas, em 1756, numa curva do rio Uruguai chamada Mbororé
Guazzelli assina com Fernanda Verissimo a HQ “A batalha”
22/02/2022

A nova HQ do gaúcho Eloar Guazzelli, com roteiro da historiadora Fernanda Veríssimo, recria um episódio pouco conhecido da história do continente sul-americano: A batalha fluvial de Mbororé. Intitulada A batalha, a obra remonta a 1756, na redução de São Luís, onde se concentram as forças guaranis, reunidas por caciques que não aceitaram os termos do tratado de Madri e resolveram lutar contra as coroas ibéricas para permanecerem nas reduções.

São passados mais de cem anos da batalha fluvial de Mbororé, e há iminência de um novo conflito que colocará novamente frente a frente índios guaranis e tropas espanholas e portuguesas.

Às vésperas desse embate, um cacique e um padre jesuíta contam a um menino índio sobre a vitória acontecida em 1641, quando os guaranis — fugindo dos paulistas, que buscavam escravizá-los — e alguns padres jesuítas organizam a resistência numa curva do rio Uruguai chamada Mbororé.

Esta batalha decisiva é recriada pelo roteiro de Fernanda Verissimo e o traço de Eloar Guazzelli. Serão oito dias de combate até a vitória final, quando, forçados a se embrenharem na mata, os paulistas serão caçados pelos guaranis.

Eloar Guazzelli nasceu em Vacaria (RS), em 1962. É ilustrador, quadrinista, diretor de arte e mestre pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), foi premiado nos Festivais de Cinema de Havana, Gramado, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Brasília.

Obteve premiações também nos Salões de Humor de Porto Alegre, Piracicaba, Tóquio, Teresina, Santos e nas Bienais de Quadrinhos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Participou de mostras na Argentina, Alemanha, Bélgica, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal, Porto Rico, Turquia e Uruguai.

Fernanda Verissimo nasceu no Rio de Janeiro, em 1965. Mora em Porto Alegre. É jornalista, tradutora e historiadora. Foi produtora da Otto Desenhos Animados e do Núcleo de Cinema de Animação do Rio Grande do Sul, em parceria com o National Film Board do Canadá. Especializou-se em bibliografia e história do livro na Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha.

Fez mestrado em gestão cultural e doutorado em história moderna na Universidade Sorbonne, em Paris. Estudou os livros impressos nas missões jesuítico-guaranis como pesquisadora convidada da biblioteca John Carter Brown, em Providence, EUA.

A batalha
Eloar Guazzelli e Fernanda Verissimo
Quadrinhos na Cia
96 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho