🔓 Ensaio de Guilherme Wisnik revê trajetória de Caetano Veloso

“Lançar mundos no mundo: Caetano Veloso e o Brasil” entrelaça o perfil biográfico e intelectual do músico baiano que em agosto completa 80 anos
O músico Caetano Veloso, que em agosto completa 80 anos
15/07/2022

Nos 80 anos de Caetano Veloso, a editora Fósforo reedita o ensaio biográfico escrito por Guilherme Wisnik sobre o músico, originalmente lançado em 2005 na coleção Folha Explica, da Folha de S.Paulo.

Com o título Lançar mundos no mundo: Caetano Veloso e o Brasil, o ensaio analisa obras do músico lançadas até hoje. O autor, em uma “ambição original um pouco quixotesca de ‘explicar’ Caetano”, entrelaça seu perfil biográfico e intelectual ao estudo aprofundado dos aspectos que envolvem todos os discos, dos momentos históricos em que estão inseridos, das relações de Caetano com outros músicos nacionais e estrangeiros, bem como do respeito que ganhou do público ao longo das décadas.

Do exílio na ditadura militar às querelas envolvendo a lei Rouanet no governo Bolsonaro, Caetano sempre se fez ouvir tanto por meio de sua música quanto por sua opinião. E em todos os momentos foi polêmico, assertivo e contraditório: tudo o que se espera de um artista plural.noti

Lançar mundos no mundo apresenta um vaivém no tempo, formalizando no ensaio o que faz o artista na vida, ao adequar suas convicções, sem se apegar aos modismos. Wisnik tenta dar conta da complexidade da obra de Caetano que cruza “a mesma estrada em que o tempo brinca ao redor do caminho de um menino […] Estrada do tempo, que se volta sempre para o agora. Um agora urgentemente aberto, onde múltiplos mundos coexistem”.

Lançar mundos no mundo: Caetano Veloso e o Brasil
Guilherme Wisnik
Fósforo
208 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho