🔓 Ensaio célebre de Virginia Woolf volta em nova edição

Em “Um quarto só seu” a escritora faz uma análise das condições sociais das mulheres na história e de todas as limitações impostas a elas
Virginia Woolf, autora de “Um quarto só seu”
29/03/2021

Um dos ensaios mais influentes do século 20 e texto seminal para o debate feminista, Um quarto só seu ganha uma edição especial, com outros três ensaios, e uma série de notas feitas pela tradutora Júlia Romeu. O livro traz ainda apresentação da escritora Socorro Acioli.

A partir de uma série de palestras apresentadas em 1928 a jovens universitárias sobre o tema “As mulheres e a ficção”, Virginia Woolf (1882-1941) desenvolve as reflexões que dariam origem a Um quarto só seu, livro publicado no ano seguinte.

No ensaio, considerado um dos textos mais influentes do século 20, a escritora faz uma análise das condições sociais das mulheres na história e de todas as limitações impostas a elas, fatos que explicam a pouca representatividade feminina no universo intelectual ao longo dos séculos.

Diante da constatação, Virginia Woolf pensa as estratégias para as mulheres driblarem o ambiente literário dominado pelo patriarcado. Uma de suas conclusões se tornou célebre: “Uma mulher precisa ter dinheiro e um quarto só seu se quiser escrever ficção”.

Quatro grandes romancistas inglesas citadas por seus êxitos nesse texto — Jane Austen, as irmãs Charlotte e Emily Brontë, além de George Eliot (pseudônimo de Mary Ann Evans) — foram tema de outros ensaios específicos, originalmente publicados em O leitor comum, e também reunidos nesta edição.

Depois de quase um século, a obra de Virginia Woolf continua alimentando os debates feministas e de gênero com vigor. Virginia Woolf nasceu em 25 de janeiro de 1882 em Londres. Seu pai, Leslie Stephen, foi um famoso escritor e crítico literário e, na infância, Virginia conviveu com alguns dos intelectuais, pintores e escritores mais renomados do Reino Unido.

Sem nunca ter frequentado a escola, foi educada em casa, pelos pais. Em maio de 1895, após a morte da mãe, Virginia teve a primeira manifestação do transtorno mental do qual sofreria pelo resto da vida.

Ela começou a escrever críticas literárias e ensaios para jornais em 1904, a princípio de forma anônima. Em 1913, ela publicou seu primeiro romance, The voyage out. Em 1917, ela e Leonard Woolf fundaram a editora Hogarth Press, que seria responsável pela publicação de escritores modernistas como T. S. Eliot e Gertrude Stein.

Nos anos 1920, Virginia lançou pela Hogarth uma sequência de romances que consolidaram sua reputação, entre eles Mrs. Dalloway (1925), Orlando (1928) e As ondas (1931).

Um quarto só seu e Três ensaios sobre as grandes escritoras inglesas: Jane Austen, Charlotte & Emily Brontë e George Eliot
Virginia Woolf
Trad.: Júlia Romeu
Bazar do Tempo
240 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho