Engenheiro fantasma, de Fabrício Corsaletti, foi o grande vencedor do prêmio Jabuti 2023, ao ganhar na categoria poesia e ser considerado o Livro do Ano. Nesta edição, o prêmio teve 4.245 obras inscritas, distribuídas em 21 categorias nos eixos de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
Corsaletti receberá R$ 70 mil e, de forma inédita, uma viagem para a próxima Feira do Livro de Frankfurt, com uma agenda especial elaborada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) para reuniões com editores, agentes literários e outros escritores do mundo todo. A ideia é apoiar a internacionalização do autor e da sua obra.
Outra novidade da premiação em 2023 é a categoria Escritor Estreante, voltada a escritores que tenham publicado a primeira obra, entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. Paulo Fehlauer, com o romance Extremo Oeste, publicado pela Cepe, levou a estatueta.
Nas demais categorias voltadas à literatura, os vencedores foram Os perigos do imperador, de Ruy Castro (romance); Dentro do nosso silêncio, de Karine Asth (romance de entretenimento); Óculos de cor: ver e não enxergar, de Lilia Moritz Schwarcz e Suzane Lopes (juvenil); Doçura, de Emília Nuñez e Anna Cunha (Infantil); Mukanda Tiodora, de Marcelo D’Salete (Quadrinhos); Por quem as panelas batem, de Antônio Prata (crônica) e Educação Natural: textos póstumos e inéditos, de João Gilberto Noll (categoria conto).
Livro do ano
Apaixonados, engraçados, melancólicos, filosóficos e delirantes, os 56 sonetos de Engenheiro fantasma configuram uma experiência singular no panorama da poesia brasileira. Neles, Corsaletti veste a máscara de Bob Dylan e narra uma temporada de exílio voluntário que o genial letrista norte-americano teria supostamente vivido em Buenos Aires em algum período não-especificado deste século.
Bairros, bares, cafés, lojas, museus e uma profusão de personagens surgem e desaparecem como num truque de mágica ao longo dos 784 versos talhados com precisão de mestre. Há referências, claro, à poesia do compositor de All Along the Watchtower, mas menos do que se poderia supor. O que ocorre, de fato, é uma surpreendente mescla da voz dos dois poetas, gerando uma terceira — a que registra essas aventuras portenhas desde já inesquecíveis.
Confira aqui a lista completa dos vencedores do Jabuti 2023.