🔓 Encontro debate influência de Paulo Freire na cultura e nas artes

Segundo dos nove bate-papos da série que discute legado do pedagogo, do Itaú Cultural, reúne nesta quarta (13) a artista Béa Meira e o ator Richard Riguetti
O educador pernambucano Paulo Freire
12/10/2021

Nesta quarta-feira (13) acontece o segundo encontro virtual e semanal da série “Quartas com Paulo Freire”, com curadoria da educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor. Desta vez, no formato de mesa de debate, participam Beá Meira, artista, arte-educadora e autora de livros didáticos, e Richard Riguetti, ator do espetáculo Paulo Freire, o andarilho da utopia.

O rapper, geógrafo e arte-educador Renan Inquérito guia a conversa sobre Freire, a cultura e as artes. A reserva do ingresso é feita via Sympla.

Quartas com Paulo Freire
Neste encontro, Béa e Riguetti, com interlocução de Renan Inquérito, conversam sobre presença do pensamento de Freire na formação de artistas e agentes culturais, chamando atenção para a centralidade da cultura, das artes e da estética no pensamento do autor.

O bate-papo discorre sobre os usos e apropriações que as/os artistas fazem deste pensamento em diálogo, sobre como o método freiriano é ressignificado, contribuindo para novas metodologias e modos de pensar e criar.

Esta série de nove encontros em formatos diversos trata da prática e da filosofia do educador, assim como das releituras de seu pensamento com trabalhos em áreas como saúde, cultura, feminismo, racismo, agroecologia, música e teatro. A finalidade é mapear as diferentes dimensões das leituras do pensamento freiriano.

Podcast
Na segunda-feira (18), estreia no site do Itaú Cultural e nos seus aplicativos Spotify e Apple Podcasts, seis episódios do podcast Diálogos sobre Paulo Freire.

Os áudios trazem depoimentos de professores, biógrafos e pessoas que conviveram com o intelectual, jogando luz às suas diversas facetas com objetivo de ampliar a visão do público sobre a sua vida e obra.

Participam a educadora Madalena Freire e o doutor em direito internacional Marcos Guerra, no primeiro episódio. Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire, e, no segundo, Ângela Antunes, diretora pedagógica da mesma instituição.

O terceiro episódio é com a educadora Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire. No quarto, fala o educador e cientista social Lutgardes Costa Freire, filho de Paulo e Elza Freire. O seguinte é com a arte-educadora Ana Mae Barbosa, que foi aluna dele e se tornou pioneira em arte-educação, e a educadora Gleyce Kelly Heitor.

Encerram os episódios, o educador e pesquisador Sérgio Haddad e Walter Kohan, também educador, pesquisador e autor do livro Paulo Freire mais do que nunca: uma biografia filosófica. Tanto o Quartas quanto o Diálogos integram a Ocupação Paulo Freire, em cartaz no Itaú Cultural até o dia 5 de dezembro.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho