Ao longo de mais de três décadas, o americano radicado em Lisboa Richard Zenith se notabilizou como um dos mais respeitados especialistas na obra do poeta Fernando Pessoa. Na biografia Pessoa: uma biografia, publicada no Brasil pela Companhia das Letras, Zenith empreende uma pesquisa monumental nos mais de 25 mil papéis deixados pelo poeta.
A obra foi finalista do prêmio Pulitzer 2022 e eleita um dos melhores livros do ano por publicações como The New York Times, The Spectator, The New Statesman, Kirkus Reviews e Publishers Weekly.
Regido por uma imaginação pulsante, Fernando Pessoa criou mais de 100 personagens fictícios que encarnaram sua obra. Três deles — Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos — se destacaram como seus heterônimos mais prolíficos e celebrados.
Nascido em Washington, DC, em 1956, Richard Zenith vive desde 1987 em Lisboa. Considerado um dos principais especialistas na obra de Fernando Pessoa, é escritor, tradutor, pesquisador e crítico. Em 2012, foi laureado com o prestigioso Prémio Pessoa.