A mineira Eltânia André acaba de lançar um novo romance. Terra dividida, lançado pela Laranja Original, tem como pano de fundo uma cidade do interior cortada pelas águas de um rio e pelos valores, dramas e contradições que circundam as relações.
Ao mesmo tempo em que desvela os acontecimentos na vida de uma família e percorre a mitologia do lugar, através da intercalação de vozes e olhares, o romance insinua um paralelo entre a democracia e as recentes tentativas para seu enfraquecimento.
A narrativa metaforiza histórias individuais e do país, com os seus movimentos e percalços, percorrendo a trajetória de Basílio (personagem que nasce no dia 15 de março de 1985 — um dos marcos da queda da ditadura) e acompanhando a sua evolução, até 31 de agosto de 2016, data do afastamento de Dilma Rousseff da presidência da república.
Eltânia André nasceu em Cataguases, Minas Gerais, e vive em Lisboa. É autora do livro de contos Manhãs adiadas (2012) e dos romances Para fugir dos vivos (2015) e Diolindas , escrito em parceria com o marido, Ronaldo Cagiano (2016).