Nesta segunda (8) e terça-feira (9) Curitiba recebe mais uma rodada do projeto “Diálogos Contemporâneos”. Os convidados são a poeta Elisa Lucinda e o escritor e professor da USP Renato Janine Ribeiro.
A sĂ©rie “Diálogos Contemporâneos” terá ao todo dez conferĂŞncias, realizadas no Espaço Cultural Capela Santa Maria, no centro de Curitiba, sempre Ă s 19 horas. As palestras sĂŁo transmitidas ao vivo pelo YouTube com intĂ©rprete de LĂngua Brasileira de Sinais.
Quem abre as discussões Ă© a poeta, atriz e jornalista Elisa Lucinda, nesta segunda-feira (8). Ela fala sobre “Empatia e solidariedade: antĂdotos contra a banalização da maldade e do preconceito”. A mediação Ă© de Julie Fank.
Autora de 19 livros, Elisa vai expor avanços nas conquistas de direitos nas Ăşltimas dĂ©cadas de vários setores historicamente excluĂdos na sociedade brasileira, como negros, indĂgenas, mulheres e membros das comunidades LGBTQIA+.
“Por outro lado, também nos deparamos com o crescimento da violência contra esses segmentos. Teria a cultura da execração do outro e da ausência de empatia mais força em nossa sociedade do que o afeto e a solidariedade?”, questiona a escritora.
Espiritualidade
Na terça-feira (09), Ă© a vez da conferĂŞncia de Renato Janine Ribeiro, que leva para o palco da Capela Santa Maria o tema “Espiritualidade, metafĂsica e religiosidade no Brasil contemporâneo”, com mediação do escritor e tradutor Caetano W. Galindo.
Escritor, professor da USP e ex-ministro da Educação, Janine Ribeiro preside atualmente a Sociedade Brasileira para o Progresso da CiĂŞncia (SBPC). Autor de vários livros, entre eles A sociedade contra o social” e Ao leitor sem medo, ele traça panoramas com informações histĂłricas e dados atuais, principalmente sobre religiões.
“As razões histĂłricas da espiritualidade brasileira e o atual fenĂ´meno das denominações neopentecostais colocam o Brasil como grande consumidor de obras literárias que vĂŁo desde o espiritismo atĂ© a autoajuda com componentes religiosos. Um fenĂ´meno que tem repercussĂŁo nos canais da internet, televisĂŁo, rádio, nas disputas polĂticas e nas relações sociais”, diz o professor.
Programação
Esta é a terceira rodada da série de conferências literárias “Diálogos Contemporâneos”. Pela primeira vez em Curitiba, o evento começou no dia 18 de outubro com o escritor Sergio Vaz, que falou sobre “A literatura que vem da periferia”. Na sequência, no dia 19, o escritor, jornalista e cronista Xico Sá levou ao evento o tema “Mundo digital e sociedade em rede”. Confira os próximos encontros:
No dia 22 de novembro, o escritor e dramaturgo Mario Prata fala sobre “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens”.
A jornalista e cronista Tereza Cruvinel fala, em 23 de novembro, sobre “Cenários para um mundo pĂłs-pandemia – O fim do sĂ©culo XX e o futuro que nos espera”.
Já em 29 de novembro, o jornalista e escritor Fernando Morais discorre sobre “Guerras culturais — corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade”
Mary Del Priori fecha os “Diálogos Contemporâneos” de Curitiba no dia 30, com o tema “A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.