Neste sábado (10), a carioca Eliana Alves Cruz é a convidada do Quintal da Língua Portuguesa, que será transmitido a partir das 14h pela plataforma Zoom. As inscrições são feitas pelo site do Instituto de Leitura Quindim, que promove o encontro.
Durante o bate-papo, Eliana vai fala sobre algumas de suas obras, que apresentam um profundo processo de pesquisa sobre a chegada no Brasil de negros escravizados, o período da escravidão e o racismo estrutural nos dias de hoje.
Jornalista, ela atua como chefe do Departamento de Imprensa da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos, sendo também vice-presidente do Comitê de Mídia da Federação Internacional de Natação (FINA).
Como escritora, tem na ficção com toques de realidade sua marca registrada. O romance Água de Barrela (2016), que é fruto de cinco anos de pesquisa sobre a história de sua família desde os tempos da escravidão, foi contemplado em primeiro lugar no Prêmio Oliveira Silveira, concurso promovido pela Fundação Cultural Palmares.
Um de seus livros mais conhecidos é O crime do Cais do Valongo, um resgate da memória social afro-brasileira, com narrativa instigante que se inicia em Moçambique e chega até o Rio de Janeiro. O cais do Valongo foi uma das principais entradas de negros escravizados no Brasil.
O Quintal da Língua Portuguesa é uma realização do Instituto de Leitura Quindim (Brasil), em parceria com o Bichinho de Conto (Portugal), Kacimbo Produção Cultural (Angola) e Associação Literária Kulemba (Moçambique). Os encontros são realizados no segundo sábado de cada mês, pela internet.
Em uma parceria do Instituto Quindim com a Editora Malê, as pessoas que participarem do Quintal da Língua Portuguesa terão 40% de desconto nos livros da escritora Eliana Alves Cruz, convidada de julho e do escritor Danny Wambire, que foi o convidado do mês de maio.