🔓 Edney Silvestre lança “O último Van Gogh”

Arte, crime e marginalidade se cruzam na trama que conecta Vincent van Gogh ao Brasil contemporâneo
Edney Silvestre, autor de “O último Van Gogh”
17/09/2025

Edney Silvestre lança agora em setembro o romance O último Van Gogh, publicado pela Globo Livros. A obra articula episódios da vida do pintor holandês no século 19 a uma narrativa ambientada no Rio de Janeiro de 2024.

O enredo parte da hipótese de que uma das telas de Vincent van Gogh, considerada perdida, atravessou o tempo até se tornar peça central em uma trama criminosa no Brasil. O quadro desaparecido ressurge na vida de Igor Brown, jovem que sobrevive como michê em Copacabana e se apresenta como tradutor de Libras. Envolvido em uma rede de conspirações e perseguições, o personagem precisa enfrentar dilemas de vida ou morte.

A narrativa alterna a trajetória de Igor e a de Van Gogh, que enfrentava rejeição e pobreza em seus últimos anos, até a morte em Auvers-sur-Oise, em 1890. Para Silvestre, o pintor foi um “invisível” de sua época. “Ele foi ridicularizado, rejeitado, empurrado ao suicídio por uma sociedade incapaz de compreender sua sensibilidade”, afirma o autor.

Segundo Silvestre, o personagem Igor nasceu da observação de jovens em situação de rua no Rio, durante reportagens realizadas nos anos 2000. “Crianças abandonadas, perseguidas, violentadas, esquecidas, como aquelas que, tempos atrás, foram massacradas na Candelária. A partir da história desses meninos nasceu Igor Brown”, diz.

Com O último Van Gogh, Edney Silvestre propõe uma narrativa que aproxima figuras marginalizadas de épocas distintas, unindo arte, crime e sobrevivência.

Serviço
Lançamento do romance O último Van Gogh
30 de setembro (terça-feira), às 19h
Livraria da Travessa – Leblon
(Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Store 205 A – Shopping Leblon, Rio de Janeiro, RJ)

O último Van Gogh
Edney Silvestre
Globo Livros
368 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho