🔓 Editora Unesp inicia publicação da obra completa de Georges Simenon

Projeto inédito prevê a edição integral dos romances do autor belga, incluindo as histórias do comissário Maigret, até 2035
O belga Georges Simenon, criador do clássico comissário Maigret
10/11/2025

A Editora Unesp deu início a um projeto editorial de dez anos que publicará, pela primeira vez no Brasil, a obra completa de Georges Simenon. Reconhecido como um dos autores mais traduzidos e publicados do século 20, o escritor belga terá toda sua produção literária lançada em edições cuidadosas, abrangendo desde os romances policiais protagonizados pelo comissário Maigret até os chamados “romances duros”, de caráter mais psicológico.

A coleção estreia com quatro volumes já disponíveis: Comissário Maigret – volume 1, Comissário Maigret – volume 2, Romances e outros escritos – volume 1 e Romances e outros escritos – volume 2. As publicações serão lançadas semestralmente e cobrirão a trajetória de Simenon das décadas de 1930 a 1980.

Para apresentar o projeto, a editora preparou um livreto especial que detalha os primeiros títulos e o impacto da obra de Simenon na literatura mundial. O material está disponível para consulta no site da Unesp.

O projeto é coordenado por Jézio Gutierre, diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp (FEU), e conta com a colaboração de John Simenon, herdeiro e gestor literário do autor. Ambos estão disponíveis para entrevistas mediante agendamento.

Sobre o autor
Georges Simenon (1903–1989) foi um dos escritores mais prolíficos e populares do século 20. Nascido em Liège, na Bélgica, escreveu mais de 400 obras, entre romances policiais, contos e textos autobiográficos. É mundialmente conhecido pela criação do comissário Jules Maigret, protagonista de dezenas de investigações ambientadas na França do entre-guerras. Além dos policiais, Simenon produziu os chamados “romances duros”, marcados por uma prosa direta e pela análise psicológica de personagens comuns em situações extremas. Sua obra foi traduzida para mais de 50 idiomas e inspirou inúmeras adaptações para o cinema e a televisão.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho