🔓 Editora Cepe volta a receber originais

Prazo de inscrição vai de 1º de fevereiro a 4 de abril; publicação dos livros está prevista para 2025
O jornalista e escritor Fábio Lucas, presidente do Conselho Editorial da Cepe
26/01/2024

O Conselho Editorial da Cepe, de Pernambuco, voltará a receber originais de livros para avaliação. O período de inscrição vai de 1º de fevereiro a 4 de abril. Cada autor só poderá inscrever uma única obra. O regulamento está disponível no site da Editora.

Caberá ao colegiado analisar os trabalhos inscritos, selecionar e aprovar para publicação de até 23 originais. A quantidade de livros foi definida pelo setor editorial e pela diretoria da Cepe em função da capacidade de publicação da empresa, informa o escritor, jornalista e presidente do Conselho, Fábio Lucas de Barros e Silva. “Vale lembrar que a Editora publica outros títulos, fora os indicados pelo Conselho”, acrescenta.

De acordo com ele, os novos critérios têm por objetivo otimizar o trabalho do Conselho e da Editora. Os interessados devem acessar o site, preencher um formulário e anexar o original em PDF. O texto não pode ter sido publicado em nenhum formato, incluindo e-book. Os livros aprovados serão submetidos à Editora, que pode publicá-los ou não. “A aprovação do Conselho é necessária, mas não suficiente”, observa Fábio Lucas.

O Conselho espera, até o fim de 2024, ter concluído a leitura dos originais. Porém, o prazo depende do número de livros inscritos. Se a quantidade for grande, o processo de leitura e análise pode levar mais tempo. A previsão de publicação dos originais aprovados nesta chamada é em 2025. No ato de inscrição, os autores precisam definir o gênero literário da obra e a faixa etária indicada para os títulos infantojuvenis.

Os originais deverão ter as seguintes temáticas e gêneros literários: antropologia, artes plásticas, arqueologia, biografia, ciências políticas, cinema, contos, correspondências, crítica literária, crítica teatral, crônicas, dramaturgia, ensaio sobre temas culturais, fotografia, história em quadrinhos, literatura infantil, literatura infantojuvenil, meio ambiente, música, história, poesia, romance, sociologia e traduções que contribuam para o conhecimento da história de Pernambuco.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho